quinta-feira, 15 de junho de 2017

O QUE SÃO BONS E MAUS PROGRAMAS DE TV? COMO USAR A TV EM SALA DE AULA? QUE COMPETÊNCIA SE REQUER DO PROFESSOR?



Alguns dizem que a TV aliena e emburrece. Outros a mesma promovem a violência e o consumismo.

A programação que é veiculada nas dezenas de canais abertos ou por assinatura segue, sim, a lógica do entretenimento e permanecem mais tempo em cartaz novelas, seriados, telejornais e outros gêneros que têm audiência. Mas sua influência é inegável. Mas as pequisas mostram que: a televisão é a atividade mais marcante da rotina das crianças de todos os contextos sociais.

Com a variedade de canais abertos e por assinatura, a televisão oferece programas para todas as faixas etárias. Noticiários, novelas, minisséries, seriados, talk shows, documentários, programas de auditório, desenhos animados, filmes, clipes…

Surge então a pergunta; temos escolha? Pode tal produto a TV ser usada de forma e ensinar e educar? Em sala de aula?


Sempre a escolhas, cabe aos responsáveis ou educadores selecionar entre eles ‘programas’ os que podem ser usados entre esses para introduzir conteúdos, aprofundá-los ou ilustrá-los ou para debates sobre comportamento e ética. Selecione os que se encaixam em seus objetivos e fique de olho para perceber onde está o interesse de seu aluno.

Um exemplo:

. Carlos Nascimento Júnior precisava encontrar um assunto de interesse dos alunos de 5ª e 6ª séries para ser tema do jornal do colégio no ano passado: "Sempre achei a programação da televisão ruim e fútil e me recusava a perder o pouco tempo livre na frente dela. Mas percebi como esse meio de comunicação é importante na vida das crianças e resolvi dar mais atenção a ele". Carlos notou a influência dos desenhos animados na fala e nas atitudes dos garotos e não teve dúvidas. Os jovens de 5ª e 6ª séries levantaram os desenhos preferidos pelos colegas da 4ª série, assistiram aos vídeos, discutiram a maneira como os personagens se relacionavam muitas vezes com brigas e violência e conceitos de justiça e amizade. Cada um escreveu um artigo para a publicação baseado nesses debates. Em um dos episódios, um erro científico: duas naves explodem no espaço produzindo barulho e fogo. "Como pode haver som no espaço se ele não se propaga no vácuo? (...) O fogo precisa de oxigênio para queimar, e no espaço não tem oxigênio", questionou Isabela Tavares em seu texto.
Esse professor precisou fazer uma reeducação em seu olhar para buscar algo que pudesse envolver os alunos que já era da rotina deles e transformar em material pedagógico e produzir aprendizado.

Para tal ação o professor precisou de desconstruir, pesquisar, estudar para encontrar a abordagem, estratégia certa para promover o ensino.

Outra maneira seria levar a televisão para a sala de aula para também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Estimular os alunos a opinar sobre os programas e chamar a atenção deles para os cortes das cenas e o uso da trilha sonora ajuda a criança a perceber as diversas possibilidades do meio.


Podemos assim afirma que está seria sim algumas das competências do professor da contemporaneidade: ser um pesquisador, ter consciência que precisa de aprimoramento constante, renovação de estratégias.
A TV poder ser sim mais um recurso s ser usado em sala de aula, necessitando uma escolha previa e detalhada do que especificante ira usar.

Tendo em vista tais aspectos brevemente mencionado podermos assim aprimorar o nosso olhar para a TV como meio de comunicação eficaz para os nossos dias, tendo sempre em mente a necessidade de uma escolha cautelosa.


Referência:






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