quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mediador e o Prazer em Ler


O Prazer da Leitura



Ao assistir neste vídeo com uma profissional tão gabaritada Eliane Yunes fui me certificando de meus propósitos e sentimentos quanto a como exercer minha prática como “Mediadora de Leitura”.
Encontramos muitas pessoas adultas que não sabem fazer uma leitura do mundo, das pessoas com quem convivem, não compreende as representações que cada um faz e não sabe demonstrar respeitos por estas representações (visão diferente).
E isso vai além de se ler um texto, envolve refletir, questionar, usar o “raciocínio e o coração”.
O mediador partilha, compartilha um entendimento direferente e para isso utiliza várias práticas pedagógicas, sabendo aonde quer chegar.
Entende-se assim que mediar à leitura poder ser a uma criança, adolescentes, adulto e até mesmo um idoso. Ajudando-os, a saber, ler e consequentemente saber escrever, saber ouvir, saber dialogar e despertar dentro da cada individuo a possibilidade de transformação, compreensão do pensar diferente e visão de outras belezas.
Esse saber amplia os horizontes, o leitor passa a entender o mundo ao seu redor e a sua importância no mundo e poderá assim tomar certas ações.

“Nenhuma semente colocada pela literatura é em vão”.-  Eliane Yunes.

Graduada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia   
Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga, em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Pós doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia. Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário